segunda-feira, 4 de abril de 2011

Enviando Praticidade?!

       Os meios de comunicação passaram por vários processos de evolução ao longo dos anos e hoje, o mundo virtual domina o nosso dia a dia e a forma que nos comunicamos. O correio virtual, por exemplo, é um grande transmissor de informações que cada vez mais substitui os outos sistemas de correspondência. Mas até que ponto isso é considerado positivo? 
      Podem falar o que quizerem mas quem não sente falta daqueles tempos em que se abria a caixa de correio e encontrava nela cartas de amigos distantes mandando notícias e sabia-se que era lembrado realmente por alguém querido? Pois é, e pensar que atualmente isso tudo é muito incomum. 
      Hoje em dia, o correio não é mais utilizado para o envio de cartas e cartões postais, com algumas excessões, basicamente serve para enviar contas (água, luz, telefone..) e, em alguns casos, pequenas mercadorias. Mas o que predomina mesmo é o correio eletrônico. Afinal , se levarmos em considerção o tempo utilizado para escrever uma carta, levá-la até o correio, selá-la e esperar dias para que o destinatário a receba, e o tempo levado para enviar um email; percebemos o porquê da utlilização deste ser cada vez maior, em uma sociedade onde a praticidade ganha cada vez mais adeptos.
     O email só não tomou o espaço do correio em relação ao envio de  alguns objetos , e documentos que não podem ser  mandados via internet.  Mas não foi sempre assim. Após sua criação, o correio era voltado para os interesses dos poderosos que precisavam comunicar-se com localidades distantes sem ir até elas. Neste contexto, os animais  passaram a  desempenhar o importante papel de levar informações de um lugar para outro; como exemplo podemos citar os  famosos pombos correios e por que não, os cavalos correios persas , que  percorriam grandes distâncias para entregar correspondências. Isso mesmo, os animais eram o correio da época.
      Após popularizado e considerado durante vários anos a única maneira eficaz de enviar correspondências , o correio começou a ser deixado de lado com a introdução de novas maneiras, mais rápidas e em parte, mais eficazes de se comunicar. É válido ressaltar, no entanto,  que não devemos nos tornar "reféns " das tecnologias, já que elas também podem falhar e nem sempre modernidade está relacionada com qualidade e veracidade. Portanto é bom não desprezar o bom e velho correio que ainda tem sim sua importância.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário